“Patrimônio é o legado que recebemos do passado vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações.”
Segundo a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), patrimônio cultural imaterial são “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados e que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
Transmitido de geração em geração, esse patrimônio é mantido e sempre recriado pelas comunidades e grupos através de sua interação com o meio em que vivem e com a sociedade. Um desses patrimônios são as festas e as músicas que caracterizam o povo brasileiro, povo festivo e alegre, que tudo comemora.
O Brasil é uma nação multicultural e seu povo vem transmitindo essa cultura através de várias gerações, sempre recriando e inovando , possibilitando assim a adaptação de culturas e a criação de uma identidade própria.
Reconhecendo a necessidade de preservação desses bens a educação patrimonial vem para conscientizar comunidades e pessoas sobre a importância de se manter vivas tradições e costumes, e de se preservar bens materiais próprios daquelas comunidades e que carregam histórias daquele povo ou lugar.
É importante ressaltar que a educação patrimonial é prevista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental e visa à introdução de “temas transversais” como a diversidade cultural. Sua metodologia de trabalho é bem simples e dinâmica e o processo ensino aprendizagem é além do ambiente escolar e pode envolver toda a comunidade.
No Brasil ainda não existem muitas literaturas a respeito de educação patrimonial, mas já se tem revistas explicativas e apostilas a respeito, e um grande material na internet. O IPHAN (Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), também disponibiliza material e apoio aos interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário